Roteiro de viagem: cenários do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

Paris é um dos destinos mais procurados dos turistas do mundo todo, e a cidade também é a locação de vários filmes incríveis como o queridinho “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, que como o próprio nome diz, conta a história de Amélie. <3

Cena fofa de Amélie criança comendo framboesas (aliás, a atriz que interpreta Amélie criança no filme é brasileira!)

A história se passa quase que inteiramente em Montmartre, um bairro boêmio de Paris onde fica a famosa basílica Sacré-Coeur e diversos pontos turísticos da cidade. Por isso os fãs do filme não podem deixar de conhecer as locações mais icônicas como o café onde a Amélie trabalhava ou até mesmo onde ela fazia suas compras.

Um pouquinho de Montmartre no filme – Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Em minha última visita a cidade tentei conhecer todos os locais que apareceram no filme, mas este roteiro que vou fazer com vocês por aqui é mais enxuto e focado nos locais mais icônicos da trama. Se você também é fã, guarde este post, ponha em prática e depois comenta aqui em baixo o que achou, ok? E se você ainda não conhece o filme, por favor, pare tudo que está fazendo e vá assistir!

Como chegar? Nosso roteiro começa na estação Pigalle (linhas 2 e 12 do metrô) que é a estação mais próxima da nossa primeira parada em Montmartre. Qualquer dúvida é só colocar o destino no Google Maps e o endereço do seu hotel no ponto de partida. Não se esqueça de colocar a opção de transporte público!

PS. Não se esqueça de usar calçados confortáveis pois você vai caminhar bastante!

+ Leitor do tips&trips tem 15% de desconto no seguro viagem! Veja mais clicando aqui.

1. Palace Video (nome real: Toys Palace)

Toys Palace que no filme se chama Palace Video

Quem assistiu o filme deve se lembrar de que Nino trabalhava em um sex shop chamado Palace Video. Este lugar existe de verdade, com a exceção de que o nome real é Toys Palace.

Esta é nossa primeira parada do roteiro e fica bem pertinho da estação Pigalle. , basta sair do metrô e continuar na rua Boulevard de Clichy. Obviamente não é necessário entrar para conhecer a loja (eu não entrei hahaha) mas fica a seu critério.

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Endereço: 37 Boulevard de Clichy, 75009 Paris, França

2. Café des Deux Moulins

Café des Deux Moulins

Continue na Boulevard de Clichy até chegar na Rue Lepic, onde você vai encontrar o famoso Moulin Rouge. Tire algumas fotos aqui em frente, atravesse a rua e continue subindo até chegar no número 15, onde fica o Café des Deux Moulins. Era neste charmoso café que Amélie trabalhava como garçonete no filme.

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Café des Deux Moulins por dentro

Foto de @lilianaromero.foto

A decoração do lugar é em art déco e é a cara dos anos 1950. Na decoração do lugar também é possível encontrar fotos e itens originais do filme!

Itens do filme em exposição no banheiro – isso mesmo – do café

Se tiver tempo, recomendo para fazer uma refeição por aqui. Dizem que o local é superestimado e apenas turistas o frequentam – o que provavelmente é verdade- mas se você é fã do filme não faz sentido deixar de conhecer né? Nem que seja somente para provar o creme brulée.

Eles possuem um menu específico para todas as refeições do dia mas só pude experimentar as opções do almoço. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, já falei sobre a minha experiência neste post aqui.

A salada que leva o mesmo nome do restaurante foi um dos meus pratos favoritos de toda a viagem!

Endereço: 15 Rue Lepic, 75018 Paris, França

3. Studio 28 Cinema

Studio 28 Cinema

Amélie no Studio 28 Cinema – Cena retirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Continue caminhando pela Rue Lepic até entrar na Rue Tholozé, e logo no início você encontrará o Studio 28 Cinema. Este era o cinema em que Amélie frequentava para observar os detalhes dos filmes e dos telespectadores. Merece apenas uma visita rápida para conhecer e bater uma foto.

Endereço: 10 Rue Tholozé, 75018 Paris, França

4. Épicerie Maison Collignon (nome real: Au Marché de la Butte)

Épicerie Maison Collignon

Foto de @lilianaromero.foto

Continue subindo a Rue Tholozé e vire à direita na Rue Garreau. Caminhe pela mesma e aproveite para observar os detalhes da charmosa ruazinha até chegar na Rue des Trois Frères no número 56, onde você encontrará a Épicerie Maison Collignon, a frutaria onde Amélie fazia suas compras com seu amigo Lucien e o Sr. Collignon. Na realidade este local é uma mercearia e se chama Au Marché de la Butte.

Cena retirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Cena retirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Endereço: 56 Rue des Trois Frères, 75018 Paris, França

5. Place Saint-Pierre

Place Saint-Pierre

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Continue descendo a Rue des Trois Frères, vire à esquerda na Rue Tardieu e continue até chegar na Place Saint-Pierre que é bem fácil de reconhecer, já que fica aos pés da basílica Sacre Cœur e possui um chamoso carrossel.

Foi aqui que uma das cenas mais legais do filme foi gravada, onde Amélie vai “disfarçada” para se encontrar com Nino.

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

 

6. Basílica de Sacré Cœur

Sacré Cœur

Sacré Cœur

E finalmente chegamos a basílica que é o ícone do bairro de Montmartre. Em português, Basílica do Sagrado Coração, fica no ponto mais alto de Paris e é o local onde Amélie deixa pistas para que Nino Quincampoix possa resgatar seu álbum de fotografias. É aqui também que os dois passam de motocicleta no final do filme.

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Sendo um dos pontos mais altos da cidade, daqui é possível ter uma vista linda de Paris! Mesmo que não pretenda entrar na basílica vale muito a pena vir até aqui e conhecer tudo que a em volta. O Nino até usa um dos telescópios que ficam no alto da escadaria.

Só tome cuidado com as pessoas que tentam “tirar vantagem” dos turistas. Não é nada perigoso, apenas não dê atenção as pessoas que tentarem te vender alguma coisa ou ficarem de conversa fiada.

Vista da Sacré Cœur

Vista da Sacré Cœur

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018 Paris, França

7. Rue Saint-Vincent

Rue Saint Vincent

Continue subindo e entre na rua que fica atrás da basílica, chamada Rue du Chevalier de la Barre, onde ficam diversas lojinhas de souvenirs e cafés. Aproveite para comprar algumas lembrancinhas por aqui já que costumam ser mais em conta quando comparadas com as das lojas próximas da Torre Eiffel. Foi aqui que comprei minha caixinha de música com a valsa da Amélie.

La Valse D’Amélie #boîteàmusique

A post shared by Julyane Lima (@julyanelima) on

Mas ainda não chegamos no nosso destino que é na Rue Saint Vicent, então continue subindo a Rue du Chevalier de la Barre, vire à direita na Rue du Mont Cenis e depois vire à esquerda na Rue Saint-Vincent.

Cena retirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

No final do filme, Amélie aparece na garupa da motocicleta de Nino, e dos lugares mais fofos que eles passam é esta charmosa via perto que vários pintores expressionistas usaram e ainda a usam como fonte de inspiração.
Caminhe tranquilamente por ela até chegar em nossa próxima parada: a estação de Metrô Lamarck-Caulaincourt.

+ Leitor do tips&trips tem 15% de desconto no seguro viagem! Veja mais clicando aqui.

8. Estação Lamarck-Caulaincourt

Estação Lamarck-Caulaincourt

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Após caminhar por toda a Rue Saint-Vincent, você chegará na entrada da estação Lamarck-Caulaincourt onde uma das cenas mais fofas do filme foi filmada. Foi aqui onde a protagonista Amélie ajudou um senhor cego a atravessar a rua e caminhou animadamente com ele pelo bairro, descrevendo as pessoas, os lugares, as lojinhas, os animais etc. No final do passeio, ela o deixa na porta desta estação e sobe uma escadaria correndo.

Se não tiver comprados seus tickets, aproveite para o fazer agora pois vamos entrar na estação e pegar o metrô até a nossa próxima parada.

 

9. Estação Abbesses

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

Entre no trem em direção a Mairie d’Issy e desça na estação Abbesses (que já é a próxima depois da Lamarck!). Esta é a mais profunda de todas as estações de metrô da cidade e suas plataformas estão firmemente plantadas a 36 metros abaixo do nível da rua.

Foi aqui onde ela encontra com o cego que está tocando um disco na vitrola na estação e também onde vê Nino pela primeira vez, quando ele está procurando por fotografias rasgadas numa cabine de fotos automáticas.

 

10. Gare de l’Est

Gare de l’Est

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

A Gare de l’Est aparece algumas vezes no filme, e para chegar até lá da estação Abbesses é preciso pegar o metrô no sentido de Front Populaire, descer na estação Mairie de Montrouge, fazer transferência para linha 4 e pegar outro metrô até a estação Gare de l’Est.

Aproveite para conhecer os detalhes da arquitetura da estação e a escadaria onde Amélie aparece no filme. Foi lá que ela descobre que as fotos rasgadas são encontrados em várias cabines de fotos ao redor da cidade.

Endereço: Place du 11 Novembre 1918, Rue du 8 Mai 1945, 75010 Paris, França

11. Canal Saint-Martin

Canal Saint-Martin

Canal Saint-Martin

Saindo da estação Gare de l’Est é só atravessar o Jardin Vilemin e você já verá o lindo Canal Saint-Martin. Era aqui onde Amélie deixava seus sonhos fluírem passando tempo observando a água e jogando pedrinhas.

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

 

12. Au Clown de la République

Au Clown de la République

Cena tirada do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”

A nossa próxima e última parada fica um pouquinho mais longe e leva cerca de 10 minutos a pé. Basta caminhar por bons minutos pela Rue de Lancry e virar à esquerda na Boulevard Saint-Martin para chegar até a lojinha onde Amélie comprou a fantasia de Zorro.

Endereço: 11 Boulevard Saint-Martin, 75003 Paris, França


 

E assim acaba nosso roteiro pelos principais locais onde o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” foi gravado. Espero que tenha gostado e o coloque em prática em sua próxima viagem a Paris! Comente aqui embaixo o que achou! 🙂

Julyane Lima

Julyane Lima

Se formou em design gráfico aos 20 anos, mas desde sempre amou essa profissão. Aos 9 anos já reinava na internet, mexia com html e fazia blogs. Em 2014 resolveu voltar pra esta área, já que em 2013 descobriu uma nova paixão: viajar e planejar viagens. Juntou os dois e nasceu o tips&trips!

5 Comentários

  • Fabio Luiz
    3 de março de 2017 em 22:32

    Se Paris é linda nos filmes, ao vivo e em cores então nem se fala! Vou tentar fazer pelo menos parte deste roteiro. Na Sacre Couer, a dica é subir não pela escada central, mas por uma das laterais e assim evitar as pessoas chatíssimas que ficam por lá aborrecendo os turistas!

    • Julyane Lima
      Julyane Lima
      5 de março de 2017 em 22:33

      Oi Luis! Me avise quando fizer o roteiro e me fala se gostou!
      Ah boa dica! Lá no centro da escadaria fica realmente lotaaado!

      bjs!

  • Beto
    5 de junho de 2017 em 22:02

    Estive por alguns desses lugares. E me fez lembrar do filme, que por sinal é um dos meus favoritos. Bom roteiro.

  • Viajento
    12 de julho de 2017 em 16:07

    Ahhhh, que legal! Adoro o filme, deu vontade de assistir de novo.

    • Julyane Lima
      Julyane Lima
      12 de julho de 2017 em 16:53

      Também amo! Assisti de novo várias vezes depois que fiz o post HAHHAHA

Deixe um comentário

Find-the-Perfect-Hotel 728x90