Top 10: Pontos turísticos de Roma e Vaticano

Quando se fala de Roma não tem como deixar de pensar no famoso Coliseu, né? Mas o que muitos turistas de primeira viagem podem não saber é que a cidade tem muitos outros lugares incríveis para se conhecer! Eu sei bem disso pois eu era um deles, mas quando comecei a pesquisar sobre esta cidade descobri quantas coisas legais pode se fazer por lá. E é claro que isso também inclui o Vaticano, que é a sede mundial da igreja católica e está localizada dentro da cidade de Roma.

E foi pensando em quem nunca viajou para Roma e para o Vaticano que eu decidi listar os 10 lugares mais legais para se conhecer por lá. E sim, estão em ordem de preferência! Eu fiquei somente 2 dias e meio na cidade (você pode conferir os vlogs da minha viagem aqui!) então só pude conhecer o básico, mas estes 10 pontos turísticos são os principais para quem está viajando para estes destinos pela primeira vez. Confira abaixo:

 

1. Coliseu

Coliseu

Coliseu

Mais óbvio impossível né? Mas não consegui deixar a primeira posição com outro ponto turístico, afinal de contas, é o Coliseu! Visitar este lugar foi uma das melhores experiências que já vivi, então é isso… na minha opinião ele é a melhor atração turística de Roma!

Coliseu

Coliseu

Este é o maior símbolo do Império Romano que chegou a acomodar cerca de 50 mil espectadores para assistir os combates entre gladiadores e animais selvagens. Recebeu a pouco tempo o título de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e é um dos monumentos mais visitados no mundo.

O Coliseu foi construído entre os anos 70 e 90 d.C. e mesmo assim possui vários detalhes bem modernos, como por exemplo o seu formato que é parecido com os estádios do mundo moderno. Ele tinha até cobertura removível para proteger os espectadores do sol, um sistema de inundação para as batalhas navais, elevadores para inserir elementos nos confrontos e piso de madeira com areia para absorver o sangue das batalhas! 😮

Interior do Coliseu

Interior do Coliseu

Detalhe bem importante aqui é: o ingresso do Coliseu também já inclui as entradas para o Forum Romano e Monte Palatino! Não se esqueça deste detalhe pois eles não deixam isso muito claro. Algumas amigas minhas não sabiam e acabaram comprando mais um ingresso. Ah, e vale muito a pena pegar um áudio-guia (€5,50) para conhecer mais sobre o monumento pois ele é muito moderno e interativo, nele possui explicações sobre tudo em cada ponto de parada e tem várias curiosidade. E tem a opção em português, mas infelizmente é de Portugal… mas quebra um galho, né? rs

Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma, Itália

2. Museus do Vaticano

Museu do Vaticano

Museu do Vaticano

Outro cliché imperdível é o Museu do Vaticano, já que é aqui que você encontra a famosa Capela Sistina! Já te aviso que a fila para entrar é enorme (aliás, uma das maiores que já vi) mas felizmente existem algumas estratégias para “furar” e não perder tanto tempo, e foi o que eu fiz. Basta comprar o seu ingresso antecipado aqui no site oficial com data e hora marcada! 😉

Aqui possui diversas obras e o museu é gigantesco já que, na verdade, trata-se de um conjunto de pequenos museus instalados nos antigos aposentos que pertenceram aos Papas de outras épocas. Dá para ficar por aqui umas 5h tranquilamente e você encontrará um acervo enorme de artistas como o Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Mas como meu tempo era curto eu fiquei por lá somente cerca de 3h, o que sinceramente achei que foi o suficiente já que eu estava ali mesmo era para ver a Capela Sistina… hahaha. Ah, e é proibido tirar foto lá dentro da capela ok? Eu consegui filmar escondido e tirar um print do vídeo depois, mas foi só. Os seguranças realmente reclamam e mandam você apagar a foto, então cuidado!

Capela Sistina no Museu do Vaticano

Capela Sistina no Museu do Vaticano

Endereço: Viale Vaticano, 00165 Roma, Itália

3. Forum Romano

Forum Romano

Forum Romano

O Fórum Romano é outro lugar indispensável para o seu roteiro. A sensação de estar ali no meio das ruínas onde foi o principal centro comercial de Roma é indescritível! Tudo o que era importante para o Império acontecia aqui, deste os confrontos entre gladiadores até as eleições. Era tão “badalado” que este pedaço da Roma antiga foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo todo!

Aqui também tem áudio guia disponível, o que é bem interessante para quem está viajando sozinho, porém não possui a opção em português. Ah, e não se esqueça que o ingresso para esta atração já está incluso no mesmo ingresso que o Coliseu!

Forum Romano

Forum Romano

Endereço: Via della Salara Vecchia, 5/6, Roma, Itália

4. Praça e Basílica de São Pedro

 Pietà de Michelangelo na Basílica de São Pedro

Pietà de Michelangelo na Basílica de São Pedro

A Praça e a Basílica de São Pedro ficam dentro do Vaticano e são paradas obrigatórias! A praça é praticamente a entrada da cidade, foi projetada por Bernini e feita no século 17, e é por lá que você pode até conseguir ver o Papa. Coisa que não fiz (como assim foi pra Roma e não viu o Papa, né? kkkk). No centro dela tem um obelisco egípcio que foi levado à Roma por Calígula e diz a lenda que as cinzas de Júlio César ficavam em uma bola dourada, no topo do obelisco, até a idade média.

Já a Basílica de São Pedro é a maior Igreja da Cristandade com capacidade para até 60 mil pessoas, e também é a moradia do Papa. A entrada é gratuita porém se prepare para enfrentar uma fila enorme! Eu fiquei cerca de 1h para entrar e até vi alguns brasileiros dando uma de espertinhos e furando a fila #vergonhaalheia. E lá dentro da basílica você encontrará a famosa Pietà de Michelangelo que é impressionante ver ao vivo! Ela emociona até quem não é católico (eu, no caso).

Praça de São Pedro

Praça de São Pedro

Endereço: St Peter’s Square, 00120 Vatican City

5. Fontana de Trevi

Fontana de Trevi

Fontana de Trevi

Outro ponto turístico muito famoso é a Fontana de Trevi! <3 Infelizmente quando visitei a cidade em Junho/2015 ela estava sendo restaurada, então esta imagem linda que você está vendo acima não fui eu que tirei… 🙁 Mas tudo bem, agora tenho mais um motivo para voltar a cidade né? hahaha. Aliás, se prepare pois é praticamente impossível viajar para Europa e conseguir ver tudo, pois sempre terá alguma coisinha em restauro, mas faz parte!

Bom, para quem não sabe, o local onde fica a Fontana di Trevi já era usado como reservatório de água desde a antiguidade. A fonte atual foi construída somente no século 18 e dizem que jogar uma moeda ali te garante mais uma visita a Roma. Enfim, turista sempre criando moda! hahahaha Não precisa nem dizer que este lugar é parada obrigatória, mas o que muitos não sabem é que vale a pena também visitar durante a noite quando a fonte recebe uma iluminação especial!

Fontana de Trevi em reforma que encontrei em Junho/2015 :(

Fontana de Trevi em reforma que encontrei em Junho/2015 🙁

Endereço: Piazza di Trevi, 00187 Roma, Itália

6. Circus Maximus

Circus Maximus - Fonte: Wikipédia

Circus Maximus – Fonte: Wikipédia

O Circus Maximus fica entre os morros Aventino e Palatino, e durante o século II a.C. servia como um estádio para jogos e corridas de bigas. Ele era gigantesco e chegou a acomodar até 385 mil pessoas em sua ampliação, mas infelizmente foi completamente destruído e atualmente não há muito para se ver além de um terreno vazio. Entretanto ainda é muito legal ir até lá e observar o local e imaginar tudo que ele abrigou há tantos anos atrás.

Circus Maximus era assim - Fonte: Wikipédia

Circus Maximus era assim – Fonte: Wikipédia

Endereço: Via del Circo Massimo, 00186 Roma, Itália

7. Piazza di Spagna

Piazza di Spagna

Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna é super badalada e dificilmente você a encontrará vazia. Ela conta com a fonte La Barcaccia feita pelo Bernini e com uma escadaria linda que foi construída no século 18. Ali você também encontrará a igreja Trinità dei Monti que foi começou a ser construída em 1502. Vale muito a pena visitar e se sentar nos degraus da escadaria para descansar e apreciar a paisagem. 😉

La Barcaccia na Piazza di Spagna

La Barcaccia na Piazza di Spagna

Endereço: Piazza di Spagna, 00187 Roma, Itália

8. Campo de’ Fiori

Campo de' Fiori

Campo de’ Fiori

O Campo dei Fiori (Campo das Flores, em português) é uma feira livre bem parecida com as que temos aqui no Brasil e acontece sempre no mesmo lugar: na Piazza dei Fiori. Todos os dias, exceto aos domingos, das 7:00 às 14:00 ocorre um dos maiores mercados de Roma. Por lá você encontrará além de flores, diversos tipos de alimentos frescos como pasta, frutas e verduras que são oferecidos pelos agricultores locais.

Mas claro que além de tudo isso o local também possui uma história por trás, já que no meio da praça há uma estátua que foi erguida em 1881 para homenagear o filósofo Giordano Bruno. Ele foi queimado vivo naquele local em 1600 por ter afirmado, assim como Galileu Galilei, que a Terra é que girava em torno do Sol e não o contrário.

Endereço: Piazza Campo de’ Fiori, 00186 Roma, Itália

9. Monte Palatino

Monte Palatino

Monte Palatino

O Monte Palatino é o morro que fica entre o Fórum Romano e o Circus Maximus (e o ingresso dele também já está incluso na entrada para o Coliseu!). Diz a lenda que foi aqui no Palatino que a cidade de Roma começou a ser construída. Por lá você encontrará as ruínas dos palácios dos antigos Césares, o que significa que você irá pisar no mesmo lugar onde Tibério, Calígula e César Augusto viviam. Vale a visita né?

Endereço: Palatine Hill, 00186 Roma

10. Castelo Sant’Angelo

Castelo Sant'Angelo

Castelo Sant’Angelo

Eu admito que só passei na frente do Castelo Sant’Angelo para fotografar a linda paisagem do local, mas fica a dica para você que vai ter mais tempo para aproveitar a cidade do que eu. O castelo foi construído em 139 d.C. com a finalidade de mausoléu para o imperador Adriano, mas graças a uma “lenda” o castelo mudou de nome e até de função, servindo até como residência de Papas e de pessoas da nobreza.

Diz a lenda que o nome do Castelo seria uma referência ao arcanjo São Miguel, pois durante o século VII a cidade de Roma viva um período de anarquia e, para piorar as coisas, a população estava sendo dizimada por uma peste. Para invocar a misericórdia divina o Papa Gregório I organizou uma procissão de 3 dias com toda a população da cidade, e no dia 29 de agosto de 590, após passarem por mortos e doentes e chegarem na altura do mausoléu, os romanos notaram no céu a figura luminosa de um anjo com uma espada nas mãos. A partir daquela data a peste desapareceu e o mausoléu de Adriano ganhou o nome de Castelo Sant’Angelo.

Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00193 Roma, Itália

Foram estes os meus 10 pontos turísticos favoritos de Roma e do Vaticano! Comente abaixo se você gostou!

Julyane Lima

Julyane Lima

Se formou em design gráfico aos 20 anos, mas desde sempre amou essa profissão. Aos 9 anos já reinava na internet, mexia com html e fazia blogs. Em 2014 resolveu voltar pra esta área, já que em 2013 descobriu uma nova paixão: viajar e planejar viagens. Juntou os dois e nasceu o tips&trips!

Deixe um comentário

Find-the-Perfect-Hotel 728x90